Conferência Municipal de Produção Familiar e Agroecologia
#PrefeituradaNossaGente por uma cadeia produtiva, sustentável e inclusiva
O objetivo da Conferência é estimular o desenvolvimento da agricultura agroecológica (orgânica, biodinâmica, biólogica, natural, pernacultura etc.). Além de, fortalecer os ambientes alimentares, incentivando mudanças de comportamento alimentar do consumidor, realizando ações educativas junto aos munícipes para a participação socioambiental 🌱.
A ideia desta Conferência no Município de Belém surgiu da necessidade de debater e formular estratégias para executar políticas públicas integradas para apoiar e fomentar a produção, comercialização e consumo agroecológico na capital paraense.
- A Cidade de Belém possui um território de 1059,46 km², distribuído em área continental e insular.
- 39 ilhas fluviais, sendo a área continental de Mosqueiro a maior extensão territorial do município.
A presença significativa de número de agricultores familiares e de agroextrativistas, fazendo o cultivo e a extração de frutíferas, essências florestais e hortaliças, bem como apicultura, piscicultura, criação de pequenos animais etc. e artesanatos de bioprodutos.
Todos esses atores demandam junto à Prefeitura de Belém, por meio da SECON, a formulação e políticas públicas efetivas e sustentáveis para o desenvolvimento da agroecologia no município. Desta forma, a ideia desta Conferência no Município de Belém surgiu a necessidade de debater e formular estratégias para executar políticas públicas integradas para apoiar e fomentar a produção, comercialização e consumo agroecológico na capital paraense.
Dentro desse contexto, a PMB irá realizar. coordenar e organizar em parceria com outras instituições das esferas estadual e federal, a Conferência, envolvendo movimentos sociais, instituições de ensino, pesquisa etc. Visando buscar soluções para fortalecer a agricultura familiar no município.
Compartilhar: