3º Congresso Mairí das Crianças Belém 2022
#PrefeituradaNossaGente Cidade, Planeta e Futuro da Galerinha em Debate.
Um processo participativo é uma sequência de atividades participativas (por exemplo, primeiro preenchendo um questionário; em seguida, fazendo propostas e as discutindo em reuniões presenciais ou virtuais; e, finalmente, priorizando as propostas) com o objetivo de definir e de tomar uma decisão sobre um assunto específico.
Exemplos de processos participativos são a eleição de membros de um comitê, em que as candidaturas são primeiro apresentadas, em seguida discutidas e por fim uma é escolhida; orçamentos participativos, em que são apresentadas propostas, analisadas economicamente e votadas considerando o dinheiro público disponível; planeamento estratégico; elaboração colaborativa de um regulamento ou norma; concessão de um espaço urbano; e produção de um plano de políticas públicas.
O III Congresso Mairí das Crianças, também chamado de Tá Seladinho, é uma extensão dos debates do Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado.
O evento é um espaço para que crianças 6 meses aos 12 anos de idade das escolas municipais, estaduais e privadas de Belém participem da gestão municipal, apresentado seus desejos para uma cidade que valorize as infâncias.
Trata-se de uma iniciativa que já tem história nas gestões do prefeito Edmilson Rodrigues. O I Congresso das Crianças foi realizado em 2001 como espaço lúdico, de alegria e acolhimento, destinado a ouvir as demandas das crianças da cidade de Belém. E o II Congresso das Crianças ocorreu em 2004, avançando ainda mais na conquista de direitos.
Este ano o tema “Infâncias, Olhares e Narrativas na Belém da Nossa Gente” objetiva garantir a representatividade de produções, participação, diálogos e escutas que incluam as crianças que habitam nos diferentes territórios da cidade de Belém para que protagonizem ideias sobre projetos coletivos para as políticas públicas na Belém da Nossa Gente.
Na sua terceira edição, o lançamento do Congresso Mairí das Crianças ocorreu no dia 24 de agosto na Faculdade Estácio, com acolhimento poético e participação da embaixadora das infâncias do município de Belém, Heliana Barriga.
As crianças representantes das escolas municipais de Belém puderam expressar seus sonhos para uma cidade melhor na presença do prefeito Edmilson e de representantes de entidades e instituições parceiras, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Conselho Municipal de Educação (CME).
O III Congresso Mairí das Crianças terá sua culminância no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, com a plenária final na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho.
É esperada a participação de 3 mil pessoas, entre crianças, responsáveis, representantes das comunidades de Belém, profissionais das unidades escolares e da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Compartilhar: