Espaço de Participação Cidadã de Belém
#PrefeituradaNossaGente Primeira ação do Fórum Permanente de Participação Popular, para apresentar, discutir, acompanhar processos, projetos, ações e programas que vão beneficiar bairros e ilhas da cidade.
Tá Selado realiza Congresso da Cidade com 232 conselheiros e conselheiras
‘’ O fato de nós estarmos aqui no Tá Selado representa uma oportunidade para apresentarmos nossas propostas ao governo municipal. E como conselheiro, neste processo, nós buscamos oportunidade de emprego e renda, inclusão social, inclusão econômica, estudantil e científica para todos os indígenas que vem resistindo no contexto urbano. Então, este congresso de hoje é ímpar, é necessário e urgente. Estamos com o Tá Selado nos reorganizando para conquistar o nosso espaço. ‘’ Afirmou Kwarahy, conselheiros da etnia Tembé, que participou do Congresso da Cidade como representante do segmento Indígena.
A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), realizou neste último sábado (6), no Hotel Sagres, em São Braz, o Congresso da Cidade, que reuniu 232 conselheiros e conselheiras dos bairros, ilhas e segmentos que foram eleitos pelo programa. O evento teve início a partir das 13 horas e também contou com a presença do Vice- Prefeito, Edilson Moura, o Secretário de Planejamento, Claúdio Puty, membros da coordenação do fórum permanente e representantes de outras secretarias municipais.
De acordo com Hélio Oliveira, da equipe de coordenação do Tá Selado, Belém viveu sete meses de intensos debates antes do Congresso da Cidade. ‘’ Hoje os conselheiros e conselheiras vão ver tudo aquilo que foi demandado dentro de cada distrito específico, de cada bairro e de cada setor. Belém viveu 7 meses de intensos debates nos territórios, entre eles, os debates nas ilhas e na várzea. A cidade vivenciou a participação popular através do Tá Selado, esse espaço de democracia na cidade. As pessoas que nunca tinham visto um debate sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), puderam se empoderar durante as plenárias. Então, hoje, é a culminância de tudo aquilo que foi trabalhado durante esse tempo. ‘’, afirmou o coordenador.
Para a Vitória Calorine, conselheira do segmento adolescente, o Congresso da Cidade representou mais uma oportunidade de buscar melhorias para a categoria. ‘’ Eu acho de extrema importância nós, adolescentes, estarmos participando desse evento. Esse congresso é mais uma garantia de que nós temos o nosso lugar de fala no governo. Até porque foi através do Tá Selado que este acesso foi disponibilizando para nós. Durante muitos anos as pessoas quiseram colocar as suas propostas e suas opiniões, mas nunca tiveram voz e os adolescentes foram ficando um pouco esquecidos também. Porém nós, que somos jovens e adolescentes, queremos que nossas demandas sejam atendidas, também temos esse direito e estamos em busca disso através da participação popular no Tá Selado. ‘’
(Conselheiros e conselheiras no Congresso da Cidade, no Hotel Sagres).
Próxima Etapa: Com a realização do Congresso da Cidade, o fórum permanente de participação cidadã encerrou a 4 fase do projeto. Para o orçamento de 2022, estão garantidas as obras e serviços prioritários que foram aprovados pelos conselheiros e conselheiras nos debates foram realizados desde a primeira etapa. A partir de dezembro, com a fiscalização dos representantes, o Tá Selado inicia a prestação de contas sobre as demandas que já vêm sendo realizadas pelo projeto.
Texto e foto: Jordana Ayres (Equipe de Comunicação do Tá Selado)
1 comentário
Parabéns ao nosso prefeito e a todos os delegados e delegadas que participam desse programa muito importante que é o "Tá Selado"!
Adicione o seu comentário
Entre com sua conta ou inscreva-se para adicionar seu comentário.
A carregar comentários ...